Comunicado em qualquer lugar - roaming

Roaming: como estar sempre comunicado

O sistema de  Roaming permite que você utilize o seu celular mesmo estando fora da sua área de cobertura. Aqui você tem uma explicação simples de como isso funciona:

Escreve: Administrador
Publicado

 
 

Comecemos pelo princípio, o que é roaming?

Roaming em viagensRoaming é a palavra em inglês para itinerância, ou seja, é a possibilidade de você conectar o seu celular em diferentes pontos do globo e poder utilizá-lo a partir de outras redes internacionais. Com esse serviço você pode fazer chamadas de qualquer lugar do mundo, mas a um custo mais elevado do que o normal.

Existe uma flutuação considerável no custo de cada transferência de chamada e no custo de interconexão, pois este é um acordo feito com várias empresas cujo objetivo é manter a conectividade do cliente. Além disso, fatores como taxas por serviços irão variar segundo a operadora de origem e o tipo de plano que você tenha assinado com ela. Uma outra opção é seguir utilizando o seu sistema 3G para o notebook, podendo conectar-se à internet mesmo estando fora do seu país.

Como ativar o sistema de Roaming

Habilitar Roaming: Contacte-se com o centro de atenção ao cliente da empresa telefônica da qual você é cliente com pelo menos duas semanas de antecedência da sua viagem para consultar-lhes sobre os detalhes da ativação do roaming.

Verifique se existe serviços: Verifique se o seu aparelho de telefone celular permitiu a ativação de  serviços de chamadas internacionais e roaming internacional. Se você contratou um plano que inclui serviço de roaming internacional não terá problemas, porque o serviço de roaming é ativado automaticamente. 

Exceções: Na maioria das vezes os cliente novos (com menos de 3 meses de contrato) que utilizam o sistema de cartão pré-pago devem consultar sua operadora sobre o sistema de roaming O motivo é que possivelmente ele não é habilitado automaticamente. 

Frequência de banda - roamingCobrança: Os serviço de roaming não têm taxa de ativação ou taxa fixa diária. Você pagará unicamente o que consumir em forma de ligação. Mas cuidado! Informe-se bem quanto aos valores para não ter uma surpresa desagradável depois.

Limitações: Na maioria das vezes os clientes do serviço pré-pago não podem utilizar o serviço de roaming. Por isso, consulte sua empresa no caso de você ter esse tipo de contrato.

Roaming ativado: Uma vez ativado, você deve se informar sobre a melhor maneira de configurar o seu serviço. Isso varia de acordo com modelo do seu celular. Informe-se sobre a ativação do modo roaming em seu telefone e quais medidas você deve seguir para configurar sua rede.

Cobertura e Tarifas de roaming

Viajar e se comunicar - roamingCheque a cobertura: Você deve indicar o seu país de destino e qual é o modelo do seu telefone para confirmar se ele é compatível com as bandas de frequências celulares do país que você está visitando. Caso a frequência do país não tenha compatibilidade com o seu telefone, a única solução é comprar outro aparelho.

Taxas: Como já dissemos, não existe taxa de ativação. Os preços das chamadas irão variar de acordo com o seu país de destino e com o plano que você contratou com a operadora móvel. 

Certifique-se de ter suas tarifas em dia: A maioria das empresas não permite a utilização do serviço se você está em débito com ela. 

Utilize o modo “pai de santo”: Receber chamadas é geralmente mais barato do que realizar chamadas. Por isso, peça aos seus amigos que liguem para você, no lugar de você ligar para eles.

Mensagens de texto: Elas são sempre garantia de economia e lá fora não é diferente. Além de ser muito mais barato enviar um sms pelo sistema de roaming, as mensagens de texto recebidas são totalmente gratuitas.

Algumas dicas úteis

Adaptadores para tomadasTenha anotado o DDI dos países com os quais você pretende se comunica - além, é claro, de ter em mãos todos os números importantes para ligar em uma emergência. Além disso, uma dica de ouro que vai ajudá-lo a carregar outros eletrônicos é levar um adaptador de tomadas, pois elas variam de país para país. Como diria sua mãe, “é melhor prevenir do que remediar”.

Celular liberado e a possibilidade de tarifas mais razoáveis

Antes de viajar, descubra se o seu celular é liberado para operar com outras redes. Ou seja, nesse caso você poderá comprar um chip novo para o seu celular diretamente no seu país de destino, podendo economizar muito nos custos de suas ligações. 

Na era dos Smartphones não há desculpa para ficar sem falar

Comunicação a longa distânciaUma ótima pedida, cada vez mais popular entre viajantes e seus familiares,  é o uso do Skype, o sistema de telefonia via Internet. Se você tiver um laptop ou um smartphone e uma conexão de Internet, poderá ligar grátis para qualquer parte do mundo utilizando o Skype.

Além disso, você tem a possibilidade de comprar créditos para sua conta de Skype através do seu cartão de crédito e, então, realizar ligações internacionais - inclusive para celulares e telefones fixos. É muito em conta.

E-mail ou Whatsapp são outras alternativas

E se você tem um celular com acesso à Internet, você pode optar ainda por se comunicar através do sistema de bate-papo gratuito conhecido pelo aplicativo whatsapp, ou ainda configurar o seu telefone para receber seus e-mails e lê-los aí mesmo.

Agora você não tem mais desculpas para não mandar notícias, não é mesmo?


Buscar artigos sobre...